O Sebrae Startups e a Amazon Web Services (AWS) anunciam a terceira edição de seu programa conjunto de treinamento, que tem como objetivo capacitar profissionais em nuvem e inteligência artificial. A iniciativa está prevista para começar no início de 2026, com foco em micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). A meta é treinar mais 50 mil pessoas em todo o país.
Além dos conteúdos sob demanda, a edição deste ano incluirá uma série de webinars mensais, que permitirão aos participantes aprofundar conhecimentos e interagir com especialistas. A plataforma permanecerá disponível para que os matriculados possam continuar evoluindo em sua jornada de aprendizagem em nuvem e IA generativa, com o apoio de um assistente de inteligência artificial.
Segundo o Generative AI Adoption Index, 93% das organizações brasileiras já iniciaram a exploração de ferramentas de IA generativa. No entanto, 41% relatam falta de profissionais qualificados na área. “A IA generativa segue como uma das prioridades de investimento em 2025, mas o estudo mostra que o sucesso exige mais do que tecnologia – exige uma liderança forte, as competências certas e uma cultura orientada a dados”, afirma Karina Lima, líder de Startups na AWS Brasil.
Nos últimos dois anos, a iniciativa capacitou 82 mil profissionais de startups com treinamentos que incluíram fundamentos de nuvem, um bootcamp voltado à plataforma de modelos de IA e um curso preparatório para a certificação AI Practitioner, que valida conhecimentos sobre inteligência artificial, machine learning e casos de uso de IA generativa.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios